Tudo sobre a etiqueta de Patrimônio

O que é etiqueta e plaqueta patrimonial


A etiqueta ou plaqueta patrimonial é um material adesivo, podendo ser de poliéster, alumínio ou inox, que foi desenvolvida para identificação do ativo fixo de empresas. Esta etiqueta ou plaqueta especial é fixada em local visível com informações para que seja feito o controle do patrimônio da instituição.

Na gestão patrimonial os bens móveis, devem ser identificados através de uma sequência numérica, juntamente com a logomarca da organização, podendo colocar também um código de barras ou um qr code, essas informações devem ser impressas em uma etiqueta especial própria para este fim, ou seja, um material que tenha boa fixação e durabilidade, são chamadas de plaquetas ou etiquetas patrimoniais.


A empresa que controla seus bens com etiquetas patrimoniais, mostra seu cuidado e zelo pelo que possui e controla descuidos de funcionários que causam prejuízos desnecessários.

Etiqueta e plaqueta patrimonial são materiais adesivos utilizados para identificar os ativos fixos de uma empresa. Eles são geralmente feitos de poliéster, alumínio ou inox, e devem ser fixados em local visível do bem.


Importância das etiquetas e plaquetas patrimoniais


As etiquetas e plaquetas patrimoniais são importantes para a gestão patrimonial de uma empresa. Elas permitem que a empresa:

Identifique e localize seus bens: Com as etiquetas e plaquetas patrimoniais, é possível identificar rapidamente um bem e saber onde ele está.

Controle o estoque de bens: As etiquetas e plaquetas patrimoniais permitem que a empresa controle o estoque de bens, evitando perdas ou furtos.

Acompanhe a manutenção dos bens: As etiquetas e plaquetas patrimoniais permitem que a empresa acompanhe a manutenção dos bens, garantindo que eles estejam em boas condições de uso.

Adesivo patrimonial

Etiqueta e plaqueta de ativo fixo


A etiqueta patrimonial é também conhecida como etiqueta para a identificação patrimonial ou etiqueta de ativo fixo. São etiquetas produzidas com material específico para que a mesma seja resistente. Podem ser flexíveis ou de material mais duro, rígido.

Resumindo, existem dois tipos principais de identificação patrimonial que são:

Etiquetas adesivas: São flexíveis e são feitas de poliéster, Bopp ou vinil.

Plaquetas: São rígidas e são feitas de alumínio ou inox.

Etiqueta Patrimonial de Poliéster


As etiquetas mais resistentes do mercado são as de poliéster cromo fosco. São produzidas com matéria-prima importada dos USA do fabricante Avery Dennison a maior empresa de filmes especiais do mundo.

São resistentes a calor intenso, congelamento e rasgos. Podem ter impressão em preto ou colorida sem limite de cores.

Etiqueta adesiva patrimonial

O que conter na impressão das plaquetas e etiquetas patrimoniais


Na impressão das etiquetas e plaquetas patrimoniais é importante conter várias informações para que a mesma seja funcional. Segue os itens mais importantes que devem estar presentes na impressão:

Plaqueta de patrimônio

Plaquetas x etiquetas patrimoniais


Uma pergunta importante que tem que ser respondida, antes de pensar em fazer a aquisição é saber qual a diferença entre plaquetas e etiquetas de patrimônio. No mercado tem grande variedade dos dois tipos e cada um falando as vantagens do seu produto, mas qual realmente vai lhe atender depende de apenas um fator: onde vai utilizar os adesivos para patrimônio.

Plaqueta Patrimonial


Até a pouco tempo a vantagem de usar a plaqueta em vez de etiqueta é que a mesma, sendo de alumínio ou inox, são muito resistentes e podem ficar ao tempo, recebendo sol chuvas e ventos e podem durar muitos anos. Porém já existe no mercado etiquetas especiais de poliéster prata cromo que são bem resistentes e podem ficar ao tempo.

As desvantagens das plaquetas são várias. Para começar o valor; estas plaquetas tem um custo muito maior do que as etiquetas de alta qualidade pois seu processo de produção é caro. Outra desvantagem é a forma que a mesma é fixada pois se não usa uma cola agressiva definitiva coloca-se rebites perfurando o patrimônio. As duas formas desvalorizam o material e quando for desfazer dos mesmos devido a plaqueta não ser removível.

placa patrimonio

Etiqueta de Patrimônio de qualidade


A única desvantagem das etiquetas para patrimônio com qualidade comum é de que as mesmas não são recomendadas para ficarem o dia todos ao tempo. Agora existe no mercado etiquetas de máxima qualidade que são as etiquetas patrimoniais de poliéster cromo fosco que são super resistentes e as mesmas podem ficar no tempo, no sol ou chuva.

Vantagens das etiquetas de poliéster cromo fosco:

Etiqueta Lacre Patrimonial


Uma outra opção bastante interessante são os lacres no formato de etiqueta de patrimônio que pode ser chamado de lacre patrimonial. Quando for colar sua etiqueta patrimonial em um objeto de alto valor como um computador ou equipamento técnico estes podem ser trocados. Com o uso dos lacre patrimoniais isso não será possível pois, ao se tentar trocar de lugar o adesivo, este vai ter um sistema de segurança que vai permitir sua remoção.

Lacre patrimonial

Lacre Patrimonial Void


O lacre Void é uma etiqueta adesiva que se for retirada de onde foi fixada vai aparecer VOID VOID VOID repetidamente. Existem outras etiquetas especiais que tem também a função de proteção como o lacre casca de ovo e os lacres destrutíveis. A diferença é que o lacre void é o único lacre que após retirado aparece mensagens. Existem diversos modelos sendo os melhores conhecidos como void Premium e o lacre void linha Extreme.

Lacre Patrimonial Destrutível


No caso dos lacres destrutíveis eles vão se esfarelar em pequenos pedaços e assim como os lacres void estes também não podem ser recolocados.  Existem dois tipos de lacres destrutíveis: o lacre casca de ovo e os de Bopp com cortes de segurança. No caso do Lacre casca de ovo, este é mais potente pois seu corpo é de um material de pvc fino e bem sensível funcionando 1 segundo após aplicado. No caso do Bopp destrutível este possuem cortes de segurança na sua superfície para que os mesmos funcionem como lacre.

Lacre patrimonial destrutível