Para entender sobre etiquetas patrimoniais com código precisamos saber o que é um código de barras.
Código de barras que é conhecido mundialmente pelo seu nome em inglês barcode, é uma representação gráfica que através de sua leitura transforma em dados numéricos ou alfanuméricos. Sua leitura pode ser feita através de um scanner leitor de código de barras e atualmente no celular via câmera.
São conhecidos por códigos 1D ou códigos lineares e sua apresentação é feita por barras verticais com diferença de espessuras. Os mais usados para etiquetas de patrimônio são os code 128 e o 39.
Utilizar números com ordem sequencial é a forma mais comum do uso da etiqueta de patrimônio. Depois de colocar as etiquetas nos objetos de sua empresa é só relacionar cada número a eles. Podemos exemplificar: monitor sala secretária - 00001, computador sala secretária - 00002, impressora - 00003 e por ai vai.
Como foi no caso do código de barras, este código também precisa ser conhecido para que se possa, no final, fazer a escolha certa.
Código QR, que em inglês significa Quick Response (resposta rápida), é também um código de barras porém do grupo 2D ou seja bidimensional.
Vemos grande vantagem do código QR frente ao código de barras normal: possibilidade de disponibilizar diversas informações como:
número de telefone
texto complementar
endereço de site
página do instagram
numero de whatsapp
dados adicionais da empresa
Tudo isso pode ser lido e verificado com um simples apontar da câmera do celular dispensando o uso de leitores de código.